Triquicibernautas

26/04/2013

Comemora-se esta semana no Agrupamento de Escolas de Vizela, a semana da leitura. O livro escolhido para leitura e exploração nos Jardins de Infância foi o "Feitiço da Birra", de Laura Rodrigues e ilustrado por Catarina Fernandes.

A história foi explorada nas quatro salas do J.I. de S. João, e foi decidido elaborar em conjunto o "Mapa da História", em jeito de ficha de leitura. Esta é uma excelente forma de ficarmos a conhecer melhor o livro.

Título, Escritor, Ilustrador e Personagens.
Cenários
Acontecimentos
Final
No dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor, recebemos a visita da contadora de histórias Ilva Otero, que nos contou esta história, e interagiu com os mais pequenos. Um dos meninos, tornou-se no protagonista da história (o Gonçalo). Gostamos muito de ouvir a história e houve momentos de grandes gargalhadas.






Esta história, tem um objetivo pedagógico bem vincado na socialização, na cooperação, no saber estar e partilhar. Tem como intuito levar as crianças a refletirem sobre as suas próprias atitudes.
As personagens da história, são os príncipes e princesas de um reino encantado (25 crianças do Jardim de Infância), onde convivem diariamente meninos e meninas de vários países, sob o olhar atento da fada e da madrinha.
Mas, há dias em que a bruxa Carlota aparece, e numa dessas aparições lança o terrível feitiço sobre a cabeça do Infante Gonçalo, que terá que o quebrar após ter (a)preendido novos conhecimentos. Brincar com os outros, distribuir, dividir, PARTILHAR AVENTURAS DESTEMIDAS.

2 comentários:

Era uma vez... disse...

Que delícia e que agradável surpresa!
Sou a autora da história que tão amavelmente trabalharam e confesso que fiquei encantada com o que li e com o que observei através das fotografias .
Parabéns meus queridos pequenos leitores. Um beijinho do tamanho do meu coração, para todos vós.
Obrigada.
Laura Ferreira Rodrigues

Romy disse...

Olá Laura.
Ficamos muito felizes com a visita, e por saber que é uma "Fada" como a nossa professora. Nós gostamos muito da história. Agora temos o livro na biblioteca da nossa sala. Obrigada pela visita, e volte sempre.
Triquiteiros de S. João/ Rosa Maria

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.